terça-feira, 7 de julho de 2009

DC-3 PT-KZF

a
Tipo: C-47A-90-DL (c/n 20244)
a
Histórico: Foi entregue a USAAF sob o nº 43-15778 e repassado a US Navy (N5900V). No Brasil, voou na Aerovias Brasil (prefixo PP-AXZ), depois pertenceu a Aeronorte até 1961 (prefixo PP-NBL). Adquirido pela FAB, recebeu o registro FAB-2069. Em outubro de 1978 a FAB vende a aeronave a VOTEC, juntamente com outros cinco C-47s, onde recebe o prefixo PT-KZF (os demais: PT-KZE, PT-KZG, PT-KYW e PT-KYX), sendo novamente adaptado para uso civil nas oficinas da Motertec. Na década de 80 a TAF adquire a aeronave para vôos regionais e acaba utilizando-a por um curto período. Apartir de 2004 a aeronave passa por uma restauração com o objetivo de ser doada e exposta em local público. Em 2007, o avião e transportado e remontado onde atualmente se encontra.
a
Local: Parque Pedagógico Apoena Eco Park, localizado no município de Pacatuba, na região Metropolitana de Fortaleza/CE.
a
Fotos:
a

A esquerda, em setembro de 1979 em Jacarépaguá. A direita, em 1982 em Goiania.
Em 1999 - Aeroporto Pinto Martins.
Em processo de recuperação...

...para ser finalmente trasportado até o Parque Apoena

4 comentários:

Anônimo disse...

olha1foi uma surpresa muito agradável saber que em pacatuba voces estão a frente de um trabalho maravilhoso preservando a história da aviação principalmente dessa aeronave que teve uma importancia sem par na segunda guerra mundial.Parabens pela iniciativa mostrando aos jovens a importancia de cuidar tambem do passado é cultura.Sou do Aracati e resido no Rio.Carlos Zaranza.

Anônimo disse...

eu ja fiu nesse parque e fizeram um cinema dento do avião!

Márcia disse...

Foi uma surpresa sem tamanho, ver que além de trabalhar a consciência dos jovem para serem cidadãos planetários, ainda resgata parte da história do nosso pais através da aviação. Foi um show a aula assistidas pelos jovens, dentro desse histórico avião. Vocês que fazem o Apoena Ecopark estão de parabéns.

Demetrius Trindade disse...

top