quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DC-3 PP-VBN

Tipo: C-47B-20-DK (c/n 15476 / 26921)
a a
Histórico: Entregue em 1944 à USAAF em 23/12/1944 sob o nº 43-49660. No Brasil voou inicialmente pela FAB, em 07/05/1945 com a matrícula FAB-09, depois FAB-2017, sendo retirado de serviço e vendido à VOTEC em 10/10/1978, sob a matrícula PT-KZG após remodelação para uso cívil na MOTORTEC - Rio de Janeiro. Em outubro de 1986 foi exposto no aeroporto de Congonhas, São Paulo, durante a semana da ASA ainda nas cores básicas da VOTEC. Depois foi vendido à Royal Taxi Aéreo - Belém, em 27/07/1986 que arrendou a aeronave à Aero Beni, de Trinidad, Bolívia, entre 1988/1989. Abandonado no Aeroporto de Val-de-Cães em Belém, foi adquido pela Wee Air em 1996. Pintado completamente de branco ficou algum tempo no aeroclube de Blumenau/SC, até a sua compra por um grupo de quatro aeronautas (ver 1º link abaixo) em 1997 e doado ao Aeroclube do Rio Grande do Sul onde por alguns anos realizou uma série de vôos panorâmicos pela região de Porto Alegre e algumas aparições em shows aéreos pelo Brasil, recendo a matrícula final PP-VBN, em homenagem ao último DC-3 retirado de serviço pela VARIG, empresa esta que auxiliou na restauração desta aeronave. Por fim, em 2007, foi comprado por um empresário do interior paulista. Hoje (2009), está abrigada em um sofisticado hangar no município de Mococa/SP, no aeródromo particular na Fazenda Caiapó, pertencente a Caiapó Agropecuária (ver 3º link abaixo). Faz ocasionais aparições em eventos no Estado de São Paulo, como no Domingo Aéreo da AFA, em Pirassununga e no Aeroclube de Rio Claro. É um dos dois DC-3 em condições de vôo, hoje no Brasil (o outro DC-3 é o "Rose' pertencente ao Museu Asas de Um Sonho - Fundação TAM).
a
Local: Fazenda Caiapó - Mococa/SP
Fotos:

a
Ainda com a matrícula PT-KZG, estacionado no Aeroporto Santos Dumont/RJ em 25/09/1980




a










No aeródromo de Jacarepaguá em 01/09/1984



Hangarado no Aeroclube do Rio Grande do Sul e em manutenção em 19/03/2005.


Em exposição na AFA de Pirassununga, em ocasião do Domingo Aéreo 2007.

Interior da aeronave.



A "velha águia" em pleno funcionamento.




Atual "berço da velha águia". Um dos mais bem equipados hangares do mundo.Possui uma área total de 4.200m2, suficiente para abrigar em seu interior uma aeronave Boeing 737-800. Construído pela Dumont Eng. e Cons. Aeroportuária.



3 comentários:

sida disse...

Ja estive dentro desse avião sentei na poltrona do piloto quando fui fazer uma manuntenção na cobertura deste hangar em 2006 foi uma experiencia unica entrar em um dos dois unicos DC-3 em capacidade de voar De Eduardo Henrique Metzger

Anônimo disse...

Legal saber o histórico, voei neste DC-3 em Porto Alegre quando fazia vôos panorâmicos. Experiência única! Pena que o voo era muito rápido, em torno de 20 minutos.

Vitor e Ana disse...

Museu Asas de um Sonho já era! Infelizmente fechado em janeiro de 2016 e sem projetos futuros. A versão militar desse avião era o Dakota C-47, e voamos em um deles, durante as festividades de 70 anos do "Dia D" na Normandia, em junho de 2014.
Foi a maior reunião de C-47 em condições de vôo, por décadas, na Europa.