quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DC-3 PP-ANU

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Tipo: DC-3-178 (c/n 1545)

Histórico: Adquirido em 18/08/1936 pela American Airlines, recebeu a matrícula NC16009 "District of Columbia". Em 07/01/1948 foi vendido à empresa Parks Airlines. No Brasil, pertenceu à VASP em 01/03/1951 onde recebera matrícula PP-SQH; em 22/07/1953 à Aeromarte Importadora Ltda.; em 22/07/1953 foi comprado pelo empresário Hilton Machado, dono da Transportes Aéreos Nacional, para compor a frota daquela empresa o qual recebeu a matrícula PP-ANU. Em 01/09/1956, passou a pertencer a Real Transportes Aéreos. em 1959 a aeronave estava em negociação de venda à Willys Overland do Brasil. Entretanto, dias antes da entrega oficial, em 29/09/1959, enquanto estacionado no Aeroporto de Congonhas/SP, a aeronave é atingida na cauda por um Curtiss Comander PP-BTE da Paraense que fazia um pouso de emergência (ver matéria com foto do acidente abaixo). Com a parte traseira seriamente danificada, tratou-se de substituí-la pela cauda do DC-3 PP-ANI (c/n 34293), que havia sido destruído parcialmente em um incêndio em um hangar em 1961. Devido ao acidente, a Willys desiste da compra do avião, optando-se pelo DC-3 PT-BFU (http://projetodc3.blogspot.com/2009/05/dc-3-pt-bfu.html). Finalmente restaurado e voando nas cores da REAL devido ao consórcio REAL-Aerovias-Nacional, em agosto de 1961, foi a vez desta companhia ser absorvida pela VARIG. Quando do registro junto a empresa gaúcha, em 16/11/1966, possuía 52.308 horas de vôo, sendo considerado o DC-3 brasileiro que mais voou até então, até sua desativação, em 1969. Segundo o link (http://img90.imageshack.us/img90/2867/img580.jpg, o PP-ANU estava de posse do Musal - Campo dos Afonsos e este cedeu em regime de comodato a um grupo encabeçado pelos comandantes Penteado e Comenho além dos engenheiros Tor e Flávio, cujo interesse era o de recuperar aquela aeronave, sendo que toda a reforma seria realizada nas oficinas da VARIG. O projeto, de iniciativa de funcionários desta empresa, com o patrocínio de outras e o apoio da própria VARIG, tinha como idéia colocar o avião em condições de vôo e com as cores originais da VARIG e com o prefixo comemorativo PP-VRG. Mais tarde foi transferida para Porto Alegre onde está até hoje. Numa segunda reforma, voltou a ostentar o prefixo anterior o PP-ANU.


Abandono

Com a aquisição da VARIG pela GOL em 2007, tanto o museu como a referida aeronave simplesmente caíram no abandono, um verdadeiro descaso à a trajetória de vida desta empresa gaucha, pioneira na aviação comercial brasileira. As fotos deste "crime" podem ser observadas nas fotos abaixo. 


Luz no Fim do Túnel  

Neste mês de maio deu-se início a restauração desta aeronave, como pode ser observo pela foto abaixo. Pelo que tudo indica ela será restaurada em algum hangar nas imediações, pois suas asas foram removidas e provavelmente será rebocado para a reforma. A rumores que a responsável pela reforma é a empresa TAP e que o PP-ANU, depois de restaurado ficará exposto junto ao Boulevard Laçador na capital gaucha. Parabéns aos idealizadores desta empreitada. A história agradece. 

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Local Anterior: Em frente ao Museu da VARIG em Porto Alegre/RS, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Existiam negociações para que todo o acervo do museu, seja repassado ao Museu de Tecnologia da PUCRS e que a aeronave seria exposta em frente ao seu prédio.


Revista em arquivo pdf da INCAER contendo levantamento histórico da aeronave, com foto do acidente (páginas 60 a 74):

www2.fab.mil.br/incaer/images/eventgallery/instituto/Ideias/Textos/ideias_42.pdf

Novo Local:  http://www.varigexperience.com.br/

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Fotos:


Voando pela American Airlines com a matrícula NC16009

Na Parks Airlines final da década de 40.
Acidente em 1959 em Congonhas - SP.


A aeronave preservada, junto ao Museu da VARIG







Interior da aeronave.

À esquerda ainda com o prefixo PP-VRG (1997) e à direita, foto atual, com o prefixo PP-ANU.(Fotos: http://www.airliners.net/search/photo.search?regsearch=PP-ANU)


Imagens do abandono a partir de 2007












Início da Sua Recuperação:


Imagem



Foto tirada no início de maio de 2016. Colaboração do Fórum do site "Aeroentusiastas".


Novas Fotos da restauração concluída. (retiradas da internet)














15 comentários:

Anônimo disse...

Ele está apodrecendo... aco que nem os padres da PUC podem (R$) obter o acervo da Varig.. é uma pena.

Alexandre Campos disse...

Alguém tem alguma idéia de como poderíamos apoiar a transferência do acervo para a PUC-RS ?

Portal do JCMonteiro disse...

Setentão Pode ser velho, Mas funciona.Veja a ultima cena. Abraços

http://www.youtube.com/watch?v=_VRNY9qSuPs

Rafael Ritter disse...

A situação tá lastimável. Aqui umas fotos que tirei dele no início do ano.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3191085611458&set=a.2210530098183.127663.1095398653&type=3&theater

Acho impressionante que não se faça nada a respeito.

Anônimo disse...

Ola!
Peco permissao para postar algumas correcoes
Esse modelo era um DC-3-178, na realidade, o primeiro produzido e nao um DST.
2. Todas as versoes DST eram equipadas com assentos que se transfomavam em camas e beliches escamotriaveis nas laterais da cabine. Isso permitia que os passageiros viajassem sntados durante o dia e a noite ormiam em camas.
3. A caracteristicas principal dos DST eram as pequenas janelas na linha suprior da fuselagem, nessecarias aos beliches e nao a porta do lado direito. Muitos DC-3 tinam a porta deste lado a pedido da empresa.
Parabens pelo blog
Jose Lourenco

Renan Mendes disse...

Pessoal que administra o blog. Me chamo Renan Mendes, sou historiador, mecânico e caçador de raridades mecânicas. QUero e posso ajudar a restaurar o ANU, e colocar ele em um Hangar para nunca mais ter um parafuso sequer retirado, porem necessito da ajuda de vcs. Sei que tem mais informações burocraticas que eu. Por Favor me procurem. MOro no RS mesmo, me mandem um email rmendes302@gmail.com.
Obg.

nelson riet disse...

ANU deverá receber suas asas na sexta feira e voltar, já recuperado, para seu lugar original ao lado do museo varig que está em processo, liderado pelo grupo Zaffari, de reabertura

Anônimo disse...

Pessoal, o PP-ANU está totalmente restaurado e disponível para visitação no Boulevard Laçador.
Aproveitem e visitem :D

Portal do JCMonteiro disse...

Unknown ! Qual o endereço completo do Boulervard Caçador ? Grato !

Unknown disse...

Avenida dos Estados 111, São João, Porto Alegre. Ao lado da cabeceira 11 de SBPA.

Unknown disse...

Avenida dos Estados 111, São João, Porto Alegre. Ao lado da cabeceira 11 de SBPA.

Portal do JCMonteiro disse...

Muito Obrigado ! Indo a POA, com certeza visitarei !!!!

Unknown disse...

Em muitos paises do mundo o DC3 ainda voa e é utilizado em varias areas inclusive militar como é o caso da colombia que possui 6 dessas aeronaves!! e aqui no Brasil quando acontece o milagre de alguem recuperar uma aeronave dessas ,resolvem coloca la num museu !! absurdo !!

Unknown disse...

Em muitos paises do mundo o DC3 ainda voa e é utilizado em varias areas inclusive militar como é o caso da colombia que possui 6 dessas aeronaves!! e aqui no Brasil quando acontece o milagre de alguem recuperar uma aeronave dessas ,resolvem coloca la num museu !! absurdo !!

Portal do JCMonteiro disse...

Renato Piovesan ! Essas aeronaves ,apesar de ainda poderem voar, merecem ser aposentadas, restauradas e conservadas em museus para serem também admiradas por futuras gerações de entusiastas de aviões ou historiadores pois esses modelos fizeram a história de muitas nações ou organizações. Se continuam voando acabarão como sucata em algum depósito de lixo ou cemitério de aviões https://www.youtube.com/watch?v=VGgHLNGHcik